IDEOLOGIAS POLÍTICAS

PRÓXIMA TURMA: INÍCIO EM 29 DE SETEMBRO

Um curso estritamente acadêmico e sem nenhum envolvimento político-partidário, voltado para te ajudar a desenvolver uma compreensão mais aprofundada e panorâmica dos elementos que levaram ao desenvolvimento das principais ideologias políticas que moldaram as sociedades contemporâneas, de forma a suscitar o senso crítico, abertura ao diálogo e tolerância. 

Aulas expositivas online síncronas, seguidas de debates em sala, com leituras obrigatórias e complementares entre cada encontro, com dinâmica de encerramento na última aula. Toda a bibliografia já está previamente disponível.

 

Módulos

1. Introdução

Teoria Democrática. Origem conceitos esquerda e direita, quadrantes políticos, janela de Overton, ideologias e conceitos supra ideológicos. Tensões e limites no debate ideológico contemporâneo.

2. Liberalismo

Contexto Histórico. Iluminismo. Tripartição de poderes. Liberalismo democrático (radical) versus liberalismo conservador. Estado de Natureza de Hobbes e Locke. Conceitos fundamentais: Contratualismo, Direito Natural, Liberdade, Utilitarismo. TeoriaEconômicado Laissez-Faire.

3. Socialismo

Evolução das Correntes Teóricas (Socialismo Utópico - Marxismo-Leninismo - Maoísmo – Luxemburguismo). Conceitos fundamentais (valor-trabalho, Mais Valia,Materialismo Histórico, Estrutura e Superestrutura, Luta de Classes). Crítica à via reformista - Experiência Latino-americana (a tática de guerrilha e o Pensamento Gonzalo). Argumentos em defesado legado socialista na contemporaneidade.

4. Socialdemocracia

Da revolução pela via democrática ao reformismo. O paradigma do Estado Social. Crítica à esquerda da ortodoxia Marxista. Conciliação de interesses entre proletário e burguesia, mercado e Estado. Elementos arrefecedores da luta de classes.

5. Novas Esquerdas

Escola de Frankfurt e a reinterpretação do marxismo pela via da cultura. Revolução cultural como enfrentamento aos paradigmas ocidentais capitalistas. O pensamento marxista pós-Revolução Russa e pós-Guerra Fria. Pulverização de bandeiras e segmentação de pautassociais.

6. Conservadorismo

A construção do pensamento conservador ao longo da história. Tradição X Experimentação. O elemento religioso. Crítica à proposta socialista e socialdemocrata. Conexões e distensões com o pensamentoliberal.

7. Fascismo

Elementos da crítica Fascista à democracia, ao Liberalismo e ao Socialismo. O Estado Fascista e corporativismo. Totalitarismo e sociedade de massas. O fator racial. Fascismo como terceiravia.

8. Contextualização no Brasil

As manifestações ideológicas dentro da estrutura político-social do Brasil. Atores sociais: a “ideologia” das mídias e influenciadores digitais. Análise das diretrizes doutrinárias dos partidos.

9. Dinâmica de Conclusão de Curso (facultativo)  

Apresentações de partidos, movimentos e grupos do Brasil e do mundo, relacionando suas naturezas e propostas com o conteúdo aprendido no curso.

 

Professor

André Denardi

Mestre em Administração Pública, Especialista em Poder Legislativo e Políticas Públicas, Bacharel em Direito pela PUC-Minas e Ciências do Estado pela UFMG, com experiência disciplinar nos departamentos de Ciência Política e História da Universidade Paris I - Panthéon Sorbonne, trabalhou durante cinco anos como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

 

Estilo do curso

O Curso tem a duração total de 08 semanas, com encontros semanais online síncronos de 02 horas cada, totalizando 16 horas-aula.

  

Investimento

Para aquisição individual

  • R$600,00, parcelados em até 03 vezes (entrada + 2).

  • R$540,00 à vista.

 
 
 

Matrículas de 04/09/2020 à 05/10/2020

Início do curso: 19/09/2020

Preencha o formulário abaixo para acessar o dossiê completo do curso.