6 insights sobre Fake News e Eleições

Equipe IDDE Por Equipe IDDE | 16 de Maio de 2018
Categoria: Sem categoria

Com a proximidade das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) promoveu o Seminário de Direito Eleitoral “Eleições 2018”, com objetivo de esclarecer e instruir eleitores, magistrados, candidatos, servidores e partidos políticos, sobre as atualizações e mudanças na lei eleitoral.

O evento aconteceu em Belém nos dias 10 e 11 de maio. Palestrantes renomados de todo o Brasil discutiram temas de grande relevância para o processo eleitoral como Registro de Candidaturas, Inelegibilidades, Arrecadação e Financiamento de Campanhas, Prestação de Contas, Fake News, dentre outros.

Rodolfo Viana Pereira, coordenador do IDDE, foi convidado para palestrar no evento sobre o tema ”Dos novos desafios impostos pelo avanço tecnológico à propaganda eleitoral: fake news, big data e robôs”. Ele compartilhou conosco seis insights sobre fake news que resultaram dos debates tidos durante o evento.

1) As fake news sempre existiram nas disputas eleitorais (veja a fantástica história dos marmiteiros nas eleições de 1945: https://goo.gl/7porwE ). O que muda hoje é a potência do meio de divulgação (internet).

2) A tecnologia por trás da disseminação de fake news deve ser combatida com tecnologia.

3) A viralização das notícias fraudulentas se deve menos ao uso de bots e inteligência artificial do que à propensão natural do ser humano para a fofoca e a mentira.

4) A Justiça Eleitoral e os órgãos de controle terão imensa dificuldade em combater as fake news.

5) Desinformação se combate com informação. Isso destaca a importância das agências de checagem (fact checking) e do papel da boa formação na sociedade de comunicação.

6) A repressão às fake news não pode sacrificar a liberdade de expressão e o direito ao debate.

O que achou dessas tendências?

Posts Relacionados