Advocacia saturada: mito ou verdade?

Há espaço para todos dentro da área jurídica, tudo é uma questão de perspectiva e mudança de paradigmas.

Equipe IDDE Por Equipe IDDE | 14 de junho de 2018
Categoria: Sem categoria

Durante um bom tempo a humanidade foi levada a acreditar que a Terra era o centro do Universo. Muita gente morreu por defender a teoria heliocêntrica. Hoje, já sabemos a verdade (até quando?): nós é que giramos em torno do Sol.

Atualmente, ouvimos que a advocacia está saturada, que o Brasil forma bacharéis de direito de mais e que não há lugar para todo mundo. Qual o fundo de verdade dessa afirmação?

A questão é que se continuarmos dependendo das vagas usuais em escritórios ou cargos públicos, bem, realmente há um limite. E se a gente abrir os olhos para as novas oportunidades?

Primeiro, precisamos quebrar paradigmas. Assim como a Igreja tinha um interesse muito forte em controlar como as pessoas enxergavam o mundo, há, no mercado jurídico, um status quo que se sente ameaçado pelas novas tendências.

Mas quais são elas?

Liderança e competência na advocacia

Pra começar, precisamos olhar as coisas sob uma nova perspectiva. E de depender de muita gente, inclusive de nós, as coisas vão mudar. É por isso que gostamos de nos cercar de gente otimista, disposta a responder a questão: quais as opções de atuação para um bacharel em direito, no século XXI?

Você já ouviu falar em design thinking, planejamento estratégico, marketing jurídico?

Essas são tendências do empreendedorismo jurídico global, ferramentas e práticas testadas, inclusive cientificamente. Não dá para confiar somente na bagagem que aprendemos na faculdade.

Foi pensando nisso que, recentemente, idealizamos e lançamos, com a parceria JusBrasil , o curso Liderança e Competência na Advocacia. O resultado superou nossas expectativas.

> > Veja o programa do curso

A intenção é oferecer todo um know-how de como turbinar a advocacia, tratando-a, de fato, como um negócio, desde o começo. Um dos módulos do curso, Empreendedorismo Jurídico, é ministrado por um dos CEO’s do Jusbrasil, Rafael Costa. Além de grandes referências na área como os advogados Kakay, Teresa Arruda Alvim, Sérgio Bermudes, dentre outros.

Quer saber mais sobre o curso? Clique aqui e um dos nossos consultores de carreira entrará em contato.

Escrito por: Matheus Galvão

Posts Relacionados